Existe uma taça especial para cada vinho?
Sim, existe! As taças foram desenvolvidas para conduzir o vinho aos olhos, à boca e ao nariz, realçando cores, aromas e sabores e influenciando assim o resultado da degustação.
Como cada vinho possui características únicas, poderíamos afirmar que é necessário ter uma taça especial para cada vinho. Porém vamos simplificar e mostrar três modelos que não podem faltar na sua casa, ajudando você a tirar o melhor proveito de cada garrafa.
Taças para vinhos Tintos
Por apresentarem maior complexidade de aromas e sabores, demandam espaço para respirar e por isso as taças devem ser maiores. Com bojos mais largos para permitirem o movimento giratório de aeração sem derramar, e bordas afuniladas que evitam a dispersão dos aromas.
Taça bordalesa, indicada para vinhos encorpados e com maior carga tânica
Taça borgonhesa, indicada para vinhos com maior acidez e menor carga tânica
Taças para vinhos Brancos
Como são servidos mais frios, o corpo da taça deve ser menor e com haste mais longa para trocar menos calor com o ambiente. A borda estreita direciona o vinho para o centro da língua e permite melhor percepção do equilíbrio entre acidez e notas frutadas.
Taça para vinho branco. Deve ser menor para que o vinho seja apreciado em sua temperatura ideal
Taças para vinhos Rosés
Taça para vinho Rosé. Deve ter o bojo maior para acentuar a acidez do vinho
Os vinhos rosés possuem taninos como os tintos, mas os aromas dos brancos. Sendo assim, a taça deve ser menor que a do vinho branco. Porém com o bojo maior, para acentuar a acidez do vinho, equilibrando sua doçura.
Caso não possua uma taça especial para o Rosé, pode utilizar a mesma do vinho branco.
Uma dica interessante é em relação ao Decanter. Usado para aumentar a superfície de contato entre o vinho e o ar e acelerar o processo de oxigenação o qual serve para suavizar os taninos e evidenciar os aromas. Ele não deve ser usado para todos os tipos de vinhos, sendo recomendados apenas para tintos jovens, especiais ou de guarda.
Como usar – Deixe a garrafa em pé algumas horas antes da degustação, despeje vagarosamente o vinho dentro e aguarde entre 10 e 15 minutos, de acordo com o vinho, fazendo alguns movimentos circulares.
Sommelier derramando vinho no decanter
Agora que já conhece as taças, aproveite para conhecer os vinhos especiais que a Mantibox traz para você, diretamente da Vinícola Villa Santa Maria no Vale do Baú em São Bento do Sapucaí. São sabores, aromas e histórias de uma família que há mais de 20 anos vem produzindo vinhos de altíssima qualidade e reconhecimento internacional.
Um brinde aos deliciosos prazeres da Serra da Mantiqueira!
29/07/2021